Bem Vindo(a)
ao PlanMob
PLANMOB
Plano Municipal de Mobilidade Urbana
O PlanMob tem como principais objetivos estimular a mobilidade e a acessibilidade de forma equitativa e priorizar a preservação da vida, da saúde e do meio ambiente. O PlanMob viabiliza os meios para transformação desejada a partir de metas, ações estratégicas e recursos materiais e humanos. Desenvolvido em 18 meses, está dividido em 5 fases:
​
-
Mobilização Inicial: Na qual está incluída a realização das oficinas públicas sobre mobilidade urbana;
-
Pesquisas e levantamentos: Na qual são levantadas diversas informações sobre o município, por meio de pesquisas em campo e a partir de dados já existentes;
-
Diagnóstico e prognóstico: Na qual se realiza o diagnóstico da situação atual de mobilidade e o prognóstico para os próximos anos;
-
Formulação de análises e propostas: Na qual são propostas as metas, ações estratégicas e recursos materiais e humanos;
-
Consolidação do plano: Em plano de ações e investimentos e em minuta de lei.
O plano está previsto na Lei Federal n°12.587/2012, também conhecida como a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei federal requer que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes apresentem planos de mobilidade urbana, os quais devem ser revistos, no máximo, a cada 10 anos. Caso o plano de mobilidade urbana não seja apresentado, o município fica impedido de receber importantes recursos orçamentários federais para investir em mobilidade.
PAIT
Projeto de Ação Imediata no Trânsito
O contrato também inclui um Projeto de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), que, como o próprio nome já indica, tem como objetivo propor ações de curto prazo para soluções de problemas de tráfego no município.
Envolve a realização de pesquisas de campo, estudos de viabilidade e reprogramação de intersecções semafóricas, adequações geométricas do viário, melhoria da sinalização horizontal, vertical e de orientação de tráfego e estudos específicos para implantação de uma rede cicloviária e de rotas acessíveis.
participação popular
Oficínas Públicas nos Bairros e Distritos
O Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) e a empresa Logit, vão realizar oficinas públicas para discussão sobre perspectivas e dificuldades de mobilidade no bairro.
​SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
Quem Pode Participar?
A população, que mora ou frequenta o bairro/distrito, as universidades, os órgãos públicos da esfera municipal, estadual e federal, os conselhos municipais, as entidades de classe, os sindicatos, os movimentos populares e as associações de moradores estão convidados e poderão contribuir com intercâmbio de experiências e conhecimento sobre Cascavel, para que o PlanMob possa ser construído coletivamente e contemple as preocupações e a diversidade de interesses de todos.
Data e Endereço
Confira abaixo as datas e endereços das reuniões. As reuniões iniciam-se em 15/09 e já tem localizações definidas para os dias entre 15/09 e 24/09.
​Lembramos que todos os bairros/distritos serão visitados e recomendamos a participação nas oficinas dos bairros/distritos frequentados.
Próximos
encontros
O Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) e a empresa Logit, vão realizar oficinas públicas para discussão sobre perspectivas e dificuldades de mobilidade no bairro.